08 junho 2010

AFROTROPICALISMO: MTV entrevista Anna Anjos




Em Junho/2010 a ilustradora e artista plástica Anna Anjos apresentou seu universo lúdico no programa Fiz MTV - Canal Ideafixa, onde comentou sobre seu mais recente projeto pessoal, o Afrotropicalismo, e sobre suas principais referências para o desenvolvimento de sua arte.

02 junho 2010

Anna no Universo Afrotropical



(clique aqui para ampliar a imagem)

Parte 03

O ambiente é inóspito, Anna jamais vira tantas cores e formas; jamais poderia supor que dentro um rosto tão grandioso e aparentemente escuro e sombrio haveriam tantos pássaros coloridos e seres mimetizados; para ela soam extremamente dóceis.

Anna conhece um pequenino Tucucu (“Boca de cor”) sentado com as pernas cruzadas bem ao lado do maior tronco que lá havia. Ele emana uma luz tão fluida e forte que torna aquele ambiente seguro para ela, que nunca fora dada muito à escuridões. A luz delineia e revela os entalhes na madeira de algum caprichoso escultor: uma face que ocupa todo o diâmetro do tronco e configura-se uma espécie de Entidade.

O “Ato luz” é no entanto um dos momentos mais relevantes da população Tucucu. Naquele momento, aquele particular jorrar luminoso em forma de arco-íris que provém de sua boca que estão concentrados altos níveis de Yanpata* e Vata-Vata**. Os pássaros estão excitados devido ao nível de ondulação cromática que é emanado.

Nesse momento percebeu a porta ao lado do pequeno Tucucu chorar uma lágrima. Notou que a tranca da rija madeira da porta era um olho e, devido à intensa e constante luminosidade no ambiente, a luz que emitia o Tucucu através de sua grande boca colorida estava ferindo o olho da porta. Apesar disso, esta permanecia fechada e ela necessitaria, de algum modo, fazê-la abrir. Para destrancá-la seria necessário fazer com que o olho fechasse por alguns segundos, para que ela pudesse atravessar.

-------------------------------------
*Yanpata (Yân-páta): Substância segregada pelos Tucucus durante o “Ato luz”, com grande concentração de Iodo.


**Vata-Vata (Váta-Váta): Na língua Tucucu significa “alma”. Neste caso, a “alma” se refere ao fenômeno Cósmico da formação de retículas-canais capazes de penetrar em qualquer nível do Endoplasma Universal.